segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Entre a Ficção e a realidade - Homem de Ferro

Armas são construidas aos montes ao redor de nosso globo terrestre, seja para fins militares, caça, defesa pessoal ou para a criminalidade. Deste que o homem usou a pedra para esmagar os cranios de suas presas e rivais que o derramamento de sangue vem sendo feito.
Dito isto um filme onde um fabricante de armas de alta tecnologia é preso num cativeiro para fabricar armas para guerrilhas não seria uma novidade; O diferencial aqui é que o sujeito constroi uma armadura e a usa para escapar. Estamos falando do Homem de Ferro cujo usuario da armadura é Tony Stark.
Depois de sua fuga ele passou a usar a armadura como forma de defender o mundo. Ele aprimorou sua criação.
Entre as muitas coisas que a armadura faz estão voar, disparar rajadas concussivas ou raios repulsores, lançar bombas, força ampliada, etc....

seria o Homem de Ferro possivel nos próximos anos? Ou será apenas algo a permanecer na ficção?

Armaduras

Claro que armaduras existem deste a idade média. O que Tony usa não é uma vestimenta metálica que o protege meramente. Estamos falando de uma armadura robótica. Então de uma forma mais leiga é pensar num homem dentro de um robo que ele controla. Hoje já existem robos e pensar numa máquina que possa ser vestida não é impossivel. O que nos falta ainda é desenvolver mais esta area mas parte do caminho já esta andada.
Acoplar armas e outros apetrechos não é dificil, bastante uma engenharia bem trabalhada.
Na verdade este tipo de tecnologia já esta sendo estudada


detalhes ficticios

Mas e os raios repulsores? E as botas propulsoras? bem talvez esta parte seja mais complicada.
A tecnologia atual não tem nada do genero e não se sabe se um dia teremos. Mas outras coisas como laser já existem embora ainda seria preciso um desenvolvimento muito grande fazer o que os repulsores fazem.
Voar poderia ser feito usando uma lógica semelhante as dos drones atuais, mas claro ficaria muito estranha a armadura e até inviavel num combate. mas propulsores de plasma numa bota é muito improvavel. Mochila a jato talvez? ainda esta no campo da ficção.
Outra ideia seria uso de eletromagnetismo mas ainda é um campo muito vasto para se chegar a este ponto.
Porem voar talvez nem seja tão importante, pode-se voar num helicoptero ou avião e as grandes potencias tem os melhores em termos bélicos.

Fonte de energia

Bom no filme Stark usa um tal de reator Ark que claro não existe. Inicialmente ele combina com base no Paladio mas logo ele substitui por um novo elemento quimico que aprimora o reator.
Novos elementos quimicos são descobertos nos colisores de particulas mas se eles vão se usados para fabricar energia só o tempo dirá. 
Uma reator pequeno que gere uma quantidade poderosa de energia não é algo fácil. Usar eenrgia nuclear numa armadura com um homem dentro? Absurdo! ainda que dê certo ninguem seria louco de fazer esta insanidade. Uma bateria elétrica. Possivel! Mas demasiadamente complicado  de recarregar toda hora. Sem contar que a tal bateria teria um peso enorme. Inviavel.
Não é impossivel esta questão mas  dor de cabeça seria colossal.

Inteligencia artifical

Nos quadrinhos Tony tem um mordomo chamado Jarvis que atende também os Vingadores. Mas no cinema adaptarem Jarvis como um inteligencia artificial que mais tarde daria lugar ao Visão. Embora hoje as inteligencias artificias ainda não são realmente inteligentes é promissora a ideia de sistemas que aprendem a soluçar problemas. Mas claro que para ser um homem de ferro uma IA seria mais luxo do que realmente essencial.

Heroi?

Bom claro que ser um heroi ou vilão ou algo numa zona cinza depende da pessoa que opera a máquina.
Entre personagens que pilotam armaduras roboticas temos além do Homem de Ferro: Máquina de Combate, resgate, Box, Aço, os cavaleiros de aço de Cavaleiros do Zodiaco, Manowar


E o veredito

VIAVEL num futuro indeterminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.